terça-feira, 13 de novembro de 2012

Inúteis!


Terça Feira da XXXII Semana do Tempo Comum

Não é exactamente a primeira coisa que desejamos ouvir dizer de manhã cedo logo ao despertar, o elogio que reservamos às pessoas especiais, nem tão pouco o epíteto que nos escapa da boca nos momentos da raiva. No entanto o Evangelho, quando quer fazer-nos grandes dons e definitivas revelações, não se perde em eufemismos e nos anuncia - simplesmente - a verdade.

«Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’».
 (Lc 17,10).

Somos inúteis, isto é não necessários, não indispensáveis. Sabe-se lá porque, muitas vezes, perdemos este elementar sentido da (nossa) realidade e nos metemos num mar de preocupações tanto absurdas quanto infundadas?! Com estas palavras o Senhor Jesus nos ajuda a perder aquela grande confiança em nós mesmos que nos paralisa o coração, e encaminha-nos para aquela pequena confiança nele que nos emerge na grande capacidade de amar e de oferecer a vida. Enquanto estivermos a medir os gestos e as palavras em base aos resultados, permaneceremos num triste e prudente cálculo económico, onde não existem grandes perdas, mas não existem também autêntico amor. Se, pelo contrário, iniciamos a fazer as coisas sem esperar nada em troca, entramos numa paz profunda e numa grande liberdade. Certo, nós preferimos sentir-nos sempre úteis e, sobretudo, manipular os outros - muito, muito elegantemente - sempre a nosso favor.    

«Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele volta do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires’?» (17,7-8). 

Afortunadamente, a realidade é (sempre) mais bela dos nossos projectos e das nossas ilusões. Só Deus é necessário. Nem nós, nem os outros o somos. O mundo poderia ir pra frente muito bem mesmo sem nós e - provavelmente - um dia o fará! No entanto a nossa vida é importante. É precioso aquilo que hoje teremos a ocasião de fazer para e com amor. Somos inúteis, e deveremos começar a aproveitar esta liberdade recebida. As coisas úteis, por definições, são determinadas por uma função e por um escopo. O sentido da nossa vida, ao contrário, nos liberta de qualquer utilitarismo. De nós, não existia necessidade, no entanto o Senhor quis doar-nos primeiro a vida e depois ele mesmo. Como conter um sorriso e uma satisfação diante de tanta beleza?! 

«manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens[...]
Jesus Cristo, que Se entregou por nós» (Tt 2,11.14)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU