sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


"Vinde e vereis!”... com estas palavras responde o Senhor aos primeiros discípulos que desejavam conhece-lo, saber onde habitava, conhecer a intimidade da sua pessoa. São palavras que poderiam desiludir um pouco: não podia explicar, não podia dar uma bela lição de catequese que resolvesse um pouco de problemas em vez de convidar para um caminho? Não podia dar umas regras, como no fundo pede o jovem rico, que consintam haver a vida eterna, a vida verdadeira? Se o cristianismo fosse uma filosofia, se fosse simplesmente uma moral poderia funcionar exactamente assim: escutamos a palavra do Senhor e, se nos convence a pomos em prática. Mas o cristianismo não é nada de tudo isto. O cristianismo é uma pessoa, um evento, é Jesus Cristo. Então para compreendermos a que somos chamados, para entendermos a nossa vocação a verdade da nossa vocação não temos outra possibilidade senão aquela de caminhar atrás dele. Caminhar com ele para aprender a olhar as coisas como ele. “Vinde e vereis”: é um convite do Senhor para confiar-lhe a nossa liberdade, é um despertar dentro de nós o desejo de uma vida verdadeira e plena. Mas tudo isto não é possível abraçá-lo só com a inteligência é preciso fazer experiência, é necessário pôr em jogo a própria liberdade, é necessário confiar. Só assim a proposta do Senhor pode parecer convincente e realizável. Convincente porque é capaz de dar resposta aos interrogativos mais profundos da vida e realizável porque não se pede nada senão o estar com ele, aceitar a proposta de um caminho juntos! Bom caminho!
OBS: ESTE TEXTO FAZ PARTE DO BOLETIM JUVENIL DE ANIMAÇÃO FRANCISCANA "EIS-ME AQUI" QUE PODE SER DESCARREGADO DIRECTAMENTE NESTE BLOG (LADO DIREITO DO BLOG)OU PODE SER SOLECITADO NA VERSÃO PARA IMPRESSÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: gilsonfrede@gmail.com PARTILHA ESTA IDEIA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU