domingo, 12 de junho de 2011

Santo António!



Verdadeiramente é um grande para um discípulo do Senhor poder aplicar a si o magnifico texto de Isaías que Jesus em Nazaré aplicou a si mesmo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres...”.
Na verdade o Espírito esteve sobre frei António de Lisboa, que levou a feliz notícia, o Evangelho da paz, aos pobres com um sucesso extraordinário. Proclamou a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandou em liberdade os oprimidos de uma maneira assim extraordinário que foi canonizado (declarado santo pela Igreja) depois de apenas um ano da sua morte.
No texto de Isaías, no qual vemos claramente a acção do Espírito Consolador que cura os desesperados, que consola os aflitos, queria sublinhar o anúncio de liberdade, que nos faz ver o Espírito em acção como criador, assim como o invoca o hino de Pentecostes que ontem cantamos na liturgia.
Todos somos prisioneiros de tantos condicionamentos, provenientes do nosso temperamento, das circunstâncias, do estado da nossa saúde, das relações que nem sempre são harmoniosas… E procuramos libertação.
Mas a verdadeira libertação vem de maneira inesperado, de modo paradoxal do Espírito de Deus, que não resolve os problemas, mas os supera, levando-nos a viver mais em alto.
Na vida do Frei António podemos constatar esta libertação operada pelo Espírito. Antónia poderia ser um grande desiludido, deprimido, porque todos os seus projectos foram revolucionados. Queria ser missionário, queria até morrer mártir e para isto embarcou para ir anunciar o Evangelho entre os muçulmanos. Mas a sua viagem não chega ao fim previsto: em vez de se desembarcar nos países árabes foi desembarcar entre os cristãos, em Sicília e depois ficou em Itália.
Poderia passar o resto da sua vida e lamentar de si mesmo: “não posso realizar a minha vocação!” No entanto floresceu onde o Senhor o havia inesperadamente plantado: começou imediatamente a pregar o Evangelho, a fazer o bem que podia e ganhou uma fama extraordinária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU