sábado, 12 de março de 2011

As tentações de Jesus e as nossas...



O caminho quaresmal que na passada quarta feira iniciámos e que neste primeiro Domingo é marcado pelas tentações de Jesus nos convida a encontrar o Senhor e com ele superar as nossas muitas provas.
Jesus é apresentado como o novo Adão que, contrariamente ao primeiro, resiste às tentações. Mas ele é também o representante do novo Israel que, contrariamente ao povo de Deus durante a travessia do deserto que durou 40 anos, coloca radicalmente a sua vida nas mãos de Deus - enquanto o povo regularmente rejeitava ser conduzido por Deus.
Em cada uma das três tentativas de sedução, se trata de pôr à prova a confiança em Deus. Diz-se no Deuteronomio (Dt 6,4): “escuta Israel: o Senhor é o nosso Deus, o Senhor é único! Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”. Isto significa exigir que Deus seja o único amado por Isarael, o único que merece confiança. Isto significa também renunciar ao próprio poder de “tornar-se como Deus” (Gn 3,5).
Por três voltas Satanás tenta Jesus a servir-se do seu poder: da sua capacidade em fazer milagres (v.3), do poder da sua fé que pretenderia obrigar Deus (v.6), da dominação do mundo submetendo-se a Satanás (v.9). Jesus resiste porque Deus está ao centro da sua existência, porque ele vive graças á sua palavra (v.4), porque tem total confiança nele (Deus) e não pretende atentar à sua soberania e liberdade (v.7), porque ele sabe que está excluisivamente ao seu serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU