segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Que todos sejam UM

Celebramos hoje, 25 de Janeiro, a festa da conversão de S. Paulo e em muitos países se conclui também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. 
Ora, mais do que conversão convém falar de “vocação cristã” de Paulo. De facto, ele não era um ateu ou um pagão que necessitasse de se converter a Deus. Paulo era profundamente crente no Deus dos seus pais. Quando iniciaram as perseguições contra aqueles que proclamavam que Jesus Cristo tinha sido ressuscitado do mortos e que era o Senhor, Paulo se alinhou prontamente mostrando-se um feroz inimigo dos primeiros cristãos. Participa, ainda que não directamente, ao apedrejamento de Estevão, um discípulo de Jesus, o diácono mártir (At 7, 22). Nos dias seguintes ele perseguiu os outros discípulos de Jesus, "indo de casa em casa, capturando homens e mulheres metendo-os na prisão" (At 8, 3). 
É exactamente durante uma sua expedição a Damasco que Paulo encontra Jesus Ressuscitado. Foi um encontro de extraordinária dimensão que mudou completamente a sua existência. Daquele momento em diante torna-se o “apóstolo dos gentios” levando o Evangelho a todo o mundo. 
Com esta festa se conclui a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O Ecumenismo é uma exigência do Evangelho, uma exigência radical, absoluta que vem de Deus que quer reunir todos os seus filhos dispersos. Esta exigência é hoje, mais do que nunca, uma prioridade porque nunca como este nosso tempo o apelo à unidade ressoa no coração dos filhos de Deus “guiados pelo Espírito” (Rm 8,14), com a mesma força com que ressoa o insistente convite do profeta: “convertei-vos”. Sim, o Ecumenismo é um apelo. Não se trata simplesmente de encontros fraternos para os quais é necessário dar graças a Deus. Não se trata nem mesmo de actividades comuns em vista de um objectivo social entre irmãos que sabem estar divididos no essencial. Não se trata também de um debate de ideias, necessário, sobre certas divergências de interpretação. Trata-se de acolher na humildade um apelo do Espírito de Verdade. Mãos às obras!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU