quinta-feira, 18 de março de 2010

Um perdão que fascina!

“Vai em Paz e não tornes a pecar”


Uma unica palavra sai da boca de Jesus. O convite para viver o seu futuro numa nova condição inaugurada pelo dom. Jesus restaura a sua liberdade e dignidade, diz-lhe para tentar outra vez, mas, com um olhar mais além daquilo que tinha tentado até então. Um convite a não continuar a falhar o alvo na sua busca de uma vida e do amor.

O pecado não é mais determinado em relação à lei, mas em relação à liberdade. A condião para viver em liberdade da condenação, que depende da lei, coincide com a liberdade de não voltar a pecar. Mas isso é um dom, não um imperativo moral. A lei condena o passado mas a palavra de Jesus, a sua boa notícia, aponta para a liberdade futura.

Claro que este alinhamento de Jesus ao lado da liberdade e da vida se transforma em motivo de acusação e razão de ódio dos chefes politicos e religiosos.

Se ele liberta a mulher assume, porém, para si o peso do seu pecado. Mais uma vez, nós contemplamos o amor-doação que prefere perder a sua vida para dar ao homem a maior graça ", até o fim", "até a morte".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU