Frei Capuchinho, EU quero ser!


Nos permanentes contactos que tenho tido com os jovens, quer nas escolas onde lecciono, quer nas minhas várias actividades pastorais, diante das muitas inquietações lanço muitas vezes e em tom desafiador a pergunta:  “Já pensou o que você vai ser amanhã?”
Certo, a vida moderna nos oferece muitas alternativas, mas é importante que os jovens perguntem com frequência: “qual o caminho a seguir?” É também muito importante responder com serenidade e seriedade a estas questões: tens um sonho? Amas e tens um ideal de vida? Acreditas em Jesus e no seu projecto? Sentes paixão pela constrição do mundo? 
Se sim, caro jovem então atreva-se! Descubra uma vida nova! Para conhecer a tua vocação é indispensável buscar conhecimento e perceber os sinais que a vida e Deus te apresentam. Lembra-te, a partir do teu desejo íntimo, tu podes encontrar uma vida nova de dedicação e amor ao próximo. 
Na medida em que se torna mais intenso o desejo de seguir em frente é preciso ter muito discernimento e acompanhamento. Não é por acaso que um número cada vez maior de jovens buscam conhecer a vida Franciscana nas nossas casas de formação ou nos nossos grupos juvenis (como a JuFra).
Não é preciso pressa, no tempo certo vais descobrir qual é a tua. O importante mesmo é seguir valorizando a vida em todas as suas formas e entrar no grupo dos que levam uma existência comprometida, isto é todas as pessoas que querem um mundo melhor. De facto todos somos chamados a viver e conviver em harmonia, a ser propagadores de Paz e Bem entre todas as criaturas, a compartilhar as alegrias e esperanças, tristezas e angústias de toda a humanidade. Irmãos e irmãs, casados e solteiros, jovens e idosos, todos podem pertencer à grande e bonita Família Franciscana.
Em Cabo Verde existem diversos grupos que vivem e testemunham Jesus Cristo do jeito de São Francisco e Santa Clara. Somos muitos, graças a Deus! De entre estes muitos que somos alguns são consagrados, isto é, são certos cristãos "homens e mulheres" que vivem uma forma especial de seguimento a Jesus Cristo. Vivem em comunidade e participam na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preferidos de Jesus: pobres, enfermos, pequenos. Os que abraçam essa forma de vida não se casam, vivem pobremente, cultivam a oração e meditam a Palavra de Deus. Isto acontece quando a pessoa se sente irresistivelmente atraída pelo amor de Deus. O Amor de Deus é tudo, vale tudo, merece tudo, está acima de tudo. E então "se rende". Entrega-se: "Senhor, que queres que eu faça?" Esse processo culmina na consagração como Frei ou Irmã.
Se és jovem e esta breve leitura despertou em ti o desejo de conhecer melhor os freis capuchinhos então entre em contacto connosco. Estamos em: Santo Antão: 2221295; São Vicente: 2324208; São Nicolau: 2351209 ou 2361143;  Santiago: 2647304; Fogo: 2812587; Brava: 2851344
Bom caminho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM