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Bem aventurados!



O grão da mostarda e de trigo, o sal que se desfaz, um punho de fermento que leveda toda a massa: o Evangelho é cheio destas sugestivas imagens que narram no estilo “ferial”, discreto, quotidiano, não invasivo a presença de Deus na história. Quem esperasse efeitos especiais, fogos de artifícios, milagres clamorosos capaz de provocar record na televisão ou na internet ficaria irremediavelmente desiludido.
Aos olhos de Jesus o Pai se esconde e se revela nas pequenas coisas como o grão de trigo que semeado se empasta com o terreno e sem fazer barulho dá fruto.
Aos olhos de Jesus é feliz que persegue na fidelidade e na perseverança do quotidiano o bom desejo da justiça, da humildade, da simplicidade, o desejo da pobreza de espírito; é feliz quem se dispõe a atravessar sem heroísmos o pranto e o sofrimento, sabendo que não são a ultima palavra sobre a existência do homem. É verdade! Deus está nas pequenas coisas, porque são aquelas mais humanas, mais adaptadas a nós, são aquelas que nos mudam seriamente e nos fazem enfrentar a vida com determinação.
Ser cristão significa aderir a este estilo, empenhando-se lançando a semente, o grão de trigo e alegrar-se por isto, sem pretender em troca o fruto ou procurar de anticipá-lo a todo o custo. Ser cristão significa dedicar a própria vida para que a Igreja de Jesus Cristo não se transforme numa empresa que produz mas se torne num espaço humano, um sulco aberto que permita à semente evangélica, não propriedade nossa, de crescer e madurar de modo novo e imprevisível.
O Deus das bem-aventuranças é o Deus que se encontra nas pequenas coisas. Nunca como hoje temos necessidade disto, dentro e fora da Igreja. Eu topo!!

Comentários

Aqui escreves TU

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

"Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. 58 Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. 59 Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. 60 Mas, tomando a palavra, a mãe disse: “Não; há-de chamar-se João.” 61 Disseram-lhe: “Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.” 62 Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: “O seu nome é João.” (Lc 1,57-63)

O versículo 62 deste texto bem conhecido apresenta, aparentemente, uma dificuldade de interpretação. Em Lc 1,20 lemos: Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria. A tradução deste versículo pode começar de outro modo: Vais ficar em silêncio e sem capacidade (força) para falar. Não é absolutamente linear que o verbo siwpáw signi…

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM

(Depois da minha homilia no passado domingo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, muitos mostraram-se interessados acerca da simbologia do Pão e do Vinho. Aproveito para partilhar o texto ao qual me inspirei para a minha homilia. O texto é de Enzo Bianchi, prior da comunidade de Bose - Itália)
É significativo que a palavra “Pão” apareça ao início da Bíblia sob o signo do trabalho, da fadiga, do suor: “comerás o pão com o suor da tua testa” (Gen 3, 19). De facto o pão significa antes de tudo comida, aquilo que sustém o homem, aquilo que é absolutamente necessário e que o homem deve procurar com o duro trabalho da terra. Quando à palavra “vinho”, ela aparece pela primeira vez no episódio de Noé, o patriarca supérstite do dilúvio  o qual, plantou uma vinha para se consolar e das uvas fez o vinho e bebendo-o embriagou-se (Gen 9,20-21). Assim o vinho é consolação mas também é capaz de provocar comportamentos indignos de um homem.  Mas, eis que quando a história aparece inequivocamente c…

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, acontecerá que alguém da minha paróquia me perguntará porque razão, a partir do momento que o Papa foi até Calábria, porque eu não vou nem mesmo visitar a senhora Pina que habita numa casa popular, e passou todo o inverno sem aquecimento porque não se fez a reparação no sistema. Sempre em Calábria, na missa da tarde de ontem disse: “a ‘ndrangheta é isto: adoração do mal e desprezo do bem comum”, “os maviosos, não estão em comunhão com Deus, são excomungados” e a minha gente não fará comparação com João Paulo II em Agrigento, mas perguntará a mim porque nas minhas homilias sou assim tão politically corect Sempre ontem, de manhã aos padres como eu dizia que não devemos pôr “ao centro nós mesmos e assim em vez de sermos canais tornamo-nos ecrãs” e estou certo que basta me sentar no confessionário e escutar com superficialidade, alguém, seguramente, me r…