Para ti, ilustre Teófilo


                                                                                                “Para ti, ilustre Teófilo”
Lucas dedica-nos o seu Evangelho. E chama-nos Teófilo (= “amigo de Deus”)! Um nome que ainda ninguém tinha sonhado dar-nos: “Amado por Deus”! Teófilo representa todos aqueles que, em qualquer lugar e em qualquer tempo, procuram apaixonadamente a Deus.
Além disso, Lucas afirma que investigou cuidadosamente para que tivéssemos um conhecimento seguro sobre Jesus. Este não é um produto da fantasia, imaginação ou ideologia. Jesus viveu num lugar e num tempo concreto. O Evangelho não é uma recolha de “pílulas de sabedoria” para viver melhor, nem um amontoado de histórias épicas, nem um livro de histórias sagradas. O Evangelho é a história de um encontro, de uma experiência, de um amor, de um sonho realizado: o de Deus e o teu!

Deus nos caminhos de Nazaré
Jesus é o sonho de Deus realizado! Em Nazaré fecham-se os livros e abre-se a vida, passa-se do papel ao respiro, das profecias à realização.
Com Jesus é toda uma nova génese que inicia. É um amor encantado pelos pobres, opção pelos cegos, preferência pelos oprimidos. Os excluídos e os esfomeados de amor são hoje os primeiros destinatários deste novo reino.
Também eu me encontro naquela Sinagoga de Nazaré, com os olhos fixos em Jesus e com os ouvidos atentos àquela Palavra que ecoa! E aquele jovem nazareno não narra, mas vive. Não recorda as palavras do profeta Isaías, mas actualiza-as. Não diz palavras vazias, mas realiza-as. Ele é o sonho e a paixão de Deus à minha procura, pelos caminhos da vida.

“Cumpriu-se hoje mesmo”
Deus fala sempre no presente. O Evangelho não está escondido na poeira dos séculos passados, nem na utopia doentia de um futuro distante. É uma Palavra viva e actual. É o hoje extraordinário da humanidade que se encontra com Deus.
Este hoje também se dirige a mim. Somos contemporâneos de Deus! No hoje da nossa vida ressoa ainda aquela voz que quer remover as cinzas que nos oprimem. O Evangelho Jesus é um permanente convite à alegria. Não é a memória de um livro! É o milagre de uma voz que sempre espera a minha escuta para dar frutos de vida nova.
O Evangelho reclama outros evangelhos: quem escuta é transformado por aquilo que escuta; e assim a Palavra do papel se transforma em Palavra viva. Caro amigo, cara amiga, hoje, tu és semente de Evangelho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM