Jesus, tende piedade de nós!

A experiência dos 10 leprosos é uma parábola que ilustra a nossa própria experiência. Quando Jesus atravessa aquela região se acende neles a luz de uma experiência. Gritam, aquele grito que a vida nos faz elevar ao atravessar a nossa história: Jesus, tende piedade de nós. Naquela ocasião, como ás vezes hoje, é pronta e ao mesmo tempo estranha: ide apresentar-vos aos sacerdotes. 
A lei de Moisés prescrevia ao leprosos curados de apresentar-se aos sacerdotes, para que pudesse ser verificada a cura e assim reentrar na vida comum. Fazendo isto Jesus faz referência a quanto prescreve  a lei. Desde o início a lei foi dada a Moisés como instrução que acompanha o caminho em direcção à Terra Prometida. Portanto, seria inútil mandar os leprosos aos sacerdotes e á lei se longo o caminho não sucedesse aquilo que sucedeu: longo o caminho que os conduzia aos sacerdotes ficaram curados. Assim acontece no caso de cada nosso comportamento sugerido pela obediência da lei que seria absolutamente estéril se longo o caminho da observância da lei não fosse acompanhada da graça de Deus que nos cura. É que somente aquela graça transforma verdadeira e liberadora a lei e transforma os nossos comportamentos de cisternas rotas em nascente de água viva.  
No caso dos 10 leprosos e, muitas vezes no nosso caso, sucede que a graça de Deus é ignorada. Eles se contentam com a lei. Somente um deles volta para agradecer e dar glória a Deus. É importante aprender a voltar para agradecer para que a graça de Deus operada em nós não seja em vão. 


Clique em baixo para ver o video sobre este evangelho: 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM