O Senhor me deu irmãos!


Já se sabe que entre os jovens de todos os tempos e Francisco de Assis existe um feeling
especial e assim muitos se deixam fascinar pelo Santo de Assis. É raro encontrar um jovem que não tenha ouvido falar dele. Muitos porém não se deixam ficar pela curiosidade mas decidem de viver o Evangelho à maneira de Francisco. É o caso concreto da Juventude Franciscana. Outros tantos jovens ainda, na melhor da sua juventude, decidem com generosidade de se consagrar numa das Ordens Franciscanas ou Congregações da Familia Franciscana.
Foi exactamente isto que aconteceu com três jovens no Domingo passado. Flávio, Odair e Inelson acolheram o convite do mestre e decidiram abraçar o ideal evangélico na Ordem dos Capuchinhos. Estes jovens, como Francisco despiram-se de velhas ilusões para vestirem com o santo Hábito capuchinho que é evocação da simplicidade, minoridade e pobreza. Vestiram-se do Hábito que é da cora da irmã terra e tem a forma da cruz, para nos recordar que é em Cristo morto e resuscitado que está toda a nossa glória.
A estes neo-capuchinhos, meus amigos já de longa data (com o Frei Flávio estudamos no mesmo liceu na nossa cidade de S. Filipe no Fogo), mandei esta mensagem que agora partilho com todos:

“O Senhor me deu irmãos” assim rejubilava Francisco de Assis diante da primavera de irmãos que, na alegria, abraçavam o ideal evangélico. Assim, hoje, com o mesmo sentimento de gratidão a nossa fraternidade vos acolhe e, enquanto vos comprometeis a viver o Evangelho na pobreza, na obediência e na castidade, nós nos comprometemos a acompanhar-vos na vossa caminhada para que juntos sejamos fiéis até ao fim. Sim, caríssimos, porque este é um projecto que apesar de comprometer-vos pessoalmente não é individual. Este é um projecto fraterno. Portanto, não tenhais medo de ser autênticos irmãos menores capazes de criar relações novas e sinceras.
Caríssimos, sinto-me orgulhoso de vós e do vosso caminho e outra coisa não podia desejar-vos senão muitas felicidades e que o sim que hoje pronunciais com generosidade e alegria se renove todos os dias até o sim definitivo no seio do Pai. Parabéns!!! Estamos unidos na mesma alegria e no mesmo sim!

Vosso irmão: Frei Gilson Frede

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM