A missa é uma Festa!

"A Missa é uma festa muito alegre, a Missa é uma festa que dá luz!" Recordo muito bem deste refrão de uma bonita canção que se cantava na minha Paróquia natal quando ainda era adolescente. Efectivamente para mim e para os meus pares a Missa dominical na nossa Paróquia era uma festa muito participada e muito animada. Depois Domingo era uma ocasião para encontrarmos, num ambiente diferente que não a escola, os amigos e porque não as belas raparigas de quem éramos apaixonados ou enamorados. 
Para mim era o dia em que se realizava também o encontro da JuFra que era sempre um prazer.  Enfim.... a Missa e o Domingo eram uma festa muito alegre e efectivamente eram uma festa que dava luz para toda a semana que se seguia feita de estudos e de relativo stress.
Naturalmente cresci e tornei-me um jovem adulto e responsável da minha fé. A Missa continuou e continua sendo uma festa muito alegre e que me dá luz e me dá à Luz. Hoje, posso juntar a minha voz àquele grupo de cristãos que no ano 304 em Abitinia, actual Tunísia, surpreendidos na celebração eucarística dominical, que estava proibida, foram conduzidos ante o juiz, que lhe perguntou por que, no Domingo, haviam celebrado a função religiosa cristã, sabendo que isso implicava castigo de morte e eles responderam: «Sine dominico non possumus!» Sem o domingo do Senhor, sem o Dia do Senhor não podemos viver. 
Numa sua homilia pronunciada na catedral de Santo Estevão de Viena, Áustria, em 2007 o Papa Bento XVI, explicou que o Domingo não é um “preceito”, mas “uma necessidade interior.” 
«Também nós temos necessidade do contacto com o Ressuscitado, que nos apoia até depois da morte. Temos necessidade deste encontro que nos reúne, que nos dá um espaço de liberdade, que nos permite olhar mais além do activismo da vida quotidiana para contemplar o amor criador de Deus, do qual procedemos e para o qual estamos a caminho». 
Passaram os anos da minha adolescência e da minha primeira juventude e agora que, com gratidão e, fortalecido por este contacto que o Domingo e a Missa nos proporciona, preparo para desta festa ser aquele que preside e que serve devo absolutamente agradecer o Senhor que não cessa de ser aquele dono de casa que convida para o seu banquete todos nós pobres e humildes que não temos como retribuir-lhe a não ser oferecer-lhe as nossas mãos e a nossa vida para continuar a santificar o Pão e o Vinho, fruto da terra, da videira e do nosso labor mas sempre dom absoluto da sua bondade, para que a festa com ele e com os irmãos seja eterna na Paz e no Bem. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM