segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Minha Família e... EU

Podemos mudar tudo (ou quase...) mas não o dado evidente que viemos ao mundo porque outros nos quiseram. Não fui eu que decidi vir ao mundo, mesmo se disto sou muito feliz. Quem eu serei hoje, se não me fosse feito homem em diálogo com um outro que mi quis bem quando eu não podia querer-me bem sozinho?  
Me bastaria o leite (mesmo em pó...) sem o afecto de uma mulher para dar bem na vida? 
Estaria aqui, agora sem as noites em branco dos meus, os quilos de fralda que me trocaram, as discussões para poderem cuidar de mim?
Mesmo nas histórias muito feridas, aquilo que nos dá um pouco de alegria é a memória dos momentos em que nos sentimos amados gratuitamente, de maneira “pura” por alguém. 
Como me sentiria emotivamente diferente sem o nutrimento do amor estável e continuativo dos pais que tive? 
Quais as consequências produziu em mim o diminuir do amor sincero, estável e leal da parte dos meus pais?
Quais as sensações provei, já adulto, diante da morte dos meus pais (se isto já aconteceu)? O que ainda guardo deles e o que, ao contrário se perdeu?
Tomo consciência que a necessidade de amor é para mim como a necessidade que o coração, o cérebro, continuam a funcionar mesmo sem que eu o peça, mesmo quando não tenho o comando, mesmo quando durmo.    
Enquanto coloco estas perguntas, tenho a sensação de encontrar-me no centro de mim mesmo, onde bate o coração do meu ser como pessoa neste misterioso e fascinante universo. Devo admitir (ou melhor, reconhecé-lo faz-me sentir vivo) que aprendi a saborear o amor porque alguém mo ensinou doando-mo no início da minha vida sem fazer-mo pagar de nenhuma forma, sem que eu pudesse merece-lo. 
Este amor gratuito que me fez existir tem o rosto do meu pai e da minha mãe: cada gesto de compreensão ou de incompreensão confirma em mim a lúcida consciência de ter crescido em relação com esse homem e com essa mulher. 
Se hoje posso experimentar a alegria intensa e dramática de querer bem a alguém o devo aos dois: isto faz nascer dentro de mim uma gratidão profundíssima, que me ajuda a perdoar mesmo os seu erros e as suas contradições. 

No princípio de mim está o amor do meu pai e de minha mãe: deles escutei, e depois eu mesmo descobri que no princípio da nossa existência está o Amor de Deus que é Pai e Mãe. A consciencialização do meu ser nascido só Amor faz-me esperar poder ser destinado ao amor, através da vocação à paternidade e à maternidade, em todas as suas expressões humanas. E tu…?    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU