terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Caminhar na vida!

É bonito caminhar na vida, é bonito ter diante dos olhos uma estrada para percorrer com segurança; caminho que decidiste percorrer; depois de não poucos temores ti se fez claro na
consciência onde queres chegar e decidiste caminhar; é bonito não estar parado a esperar que os eventos chovam do céu, mas é ainda mais belo saber que sobre esta estrada existe alguém que te precede e que tu continuamente vês diante de ti e ti dá força, te estimula e não parar, continua a chamar- te, exorta-te a continuar. Vais atrás convencido que aquela é a tua estrada. O próprio Jesus afirma: “quem quiser seguir- me...”. O cristão é aquele que vai atrás de Jesus, que o segue, que se põe no sulco dos seus passos, na estrada aberta por ele, na direcção que ele tem com decisão. O cristão responde à sua chamada: “vem e segue-me!”. Este verbo o repete muitas vezes a quem o encontra pela estrada, segue-me, seguí-me, não deixa ninguém a si mesmo. Seguir Jesus é também deixá-lo decidir a meta, é confiar no seu projecto, é inscrever nos nossos pensamentos, nas nossas expectativas a sua visão do mundo, a sua relação íntimo com o Pai, a vocação trinitária que o mandou sobre esta terra. Nós devemos decentrar-nos de nós mesmos, do nosso critério de verdade e de bem, do nosso próprio orgulho que muitas vezes nos
contra põe Deus e posicionarmos com confiança atrás dele. Renegar si mesmo para seguí-lo, não é amarrar a beleza da consciência, da inteligência, do amor que ele nos deu, mas deslocar-nos do centro em que continuamente nos colocamos, para colocar ele, a sua vida, o seu evangelho, o seu projecto de salvação, a paixão para os homens, o seu amor incondicional ao Pai. Assim descobrimos que a estrada é em subida, porque ocorre percorré-la com a própria cruz, que antes de ser um suplício é o lugar do máximo amor que Jesus tem por nós e que nós queremos ter para com ele. Não existe para o cristão outro modo de se realizar: sair do centro, dar a própria vida, não reter nada para si, não pensar em ganhar o mundo, mas orientar todo o seu ser a Deus. Passar pelas estradas deste mundo que muitas se perdem no nada, estando atrás de Jesus, porque ele ama as nossas estradas, mas sabe orientá-las para o céu que não está nunca vazio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU