segunda-feira, 14 de maio de 2012

Eu posso escolher?


Quem escolho ser? Quem devo escolher? Mas, eu posso escolher? 
São três questões fundamentais e fortemente ligadas entre si e que mexem profundamente comigo e com minha vida porque as suas respectivas respostas tocam todo o meu ser. E, se realmente devo dar-lhes uma resposta, é necessário começar de trás para frente para poder encontrar um sentido... 

Posso escolher? 
Na minha vida fui muitas vezes "obrigado" a escolher algo, a tomar uma decisão mais ou menos importante para mim e para minha vida e confesso que depois de uma inicial perplexidade e medo, senti quase sempre uma alegria crescente e a sensação de ter feito a escolha certa. As incertezas, pouco a pouco, foram-se dissipando e aquelas estrelas que pareciam tão distantes tornaram-se cada vez mais evidentes, perto de mim que até podiam ser tocadas, abraçadas, e tudo porque eu tentei, acreditei e, acreditei em mim mesmo, na minha liberdade... 

Quem devo escolher? 
As minhas escolhas condicionam a minha vida, disto sou consciente, mas muitas vezes deixo que sejam os outros a decidirem por mim, deixo-me influenciar preferindo a companhia dos outros e não a companhia que seria se eu fosse verdadeiramente eu mesmo, talvez aquela companhia crente, próprio do discípulo que com Jesus se constroe na escola da vida. É difícil sentir-se aceite pelo que se é, especialmente se somos um tanto originais ao ponto de preferir escolher alguém que os outros ignoram ou simplesmente fazem pouco caso...

Quem escolho ser? 
Como posso, então, na fragilidade e pequenez das minhas dúvidas quotidianas, ter a coragem de tomar alguma decisão, para mim, sobre mim? É difícil explicar tudo isso com palavras, é mais fácil compartilhar aquilo que provei e experimentei... não sei bem o porquê, mas muitas vezes "ouvi" que era a coisa certa, a escolha certa e a pessoa certa para mim. Algo dentro de mim, uma força muito maior do que eu e que ultrapassa-me, mas é capaz de fazer-me entender concretamente quando é o momento certo para escolher quem devo ser! É hoje o momento em que sem importar-me com o que os outros pensam de mim, como deveria ser aos seus olhos: no hoje de cada instante escolho o que para mim é importante: antes de tudo, a mim mesmo, porque se há alguém que vale a pena escolher, este alguém sou eu e depois... Ele, Jesus, um dos poucos que me guia pela mão, para não me perder, e não desfruta das minhas derrotas, mas é sempre pronto a (re)apostar tudo em mim... para mim... e tudo na máxima liberdade. É um dos poucos "amigos" que procura e pede para ser aceite como um companheiro de viagem por este mundo afora. Numa aventura sem igual. Aceitando-o na minha existência descobri, não sem surpresas, que afinal foi ele que escolheu-me e, maravilhosamente, antes que fosse formato no seio da minha mãe! Que estupendo!!!
Vem tu também e seja um frei capuchinho

NB: Se és jovem e esta breve leitura despertou em ti o desejo de conhecer melhor os freis capuchinhos então entre em contacto connosco. Estamos em: Santo Antão: 2221295; São Vicente: 2324208; São Nicolau: 2351209 ou 2361143;  Santiago: 2647304; Fogo: 2812587; Brava: 2851344
Bom caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU