quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como "funcionam" os Capuchinhos?


Os Irmãos (ou Freis) Capuchinhos vivem em Fraternidades ou Comunidades locais, animadas por um Superior («Guardião»). Várias destas fraternidades de uma região ou país constituem uma Província, orientada por um Ministro Provincialassistido por 4 Conselheiros Provinciais (ou «Definidores»), um e outros eleitos num Capítulo Provincial reunido cada 3 anos e em que participa um determinado número de Irmãos Capitulares «democraticamente» eleitos por toda a Província.
A totalidade das Províncias constitui a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, governada por um Ministro Geral assistido por 8 Conselheiros (ou «Definidores») Gerais representativos dos vários grupos linguísticos do Mundo, eleitos em Capítulo Geral convocado cada 6 anos por altura do Pentecostes, e em que participam todos os Ministros Provinciais da Ordem.
Os Superiores locais são escolhidos pelo Ministro Provincial e seu Conselho, que também distribuem os irmãos pelas várias Fraternidades locais e Serviços Provinciais. O Ministro Provincial é confirmado pelo Ministro Geral e seu Conselho, e tanto um como outro podem ser reeleitos.
Os Frades, após um ano de Noviciado, precedido pelo tempo de formação básica e um período de Postulantado, professam na Ordem por um ou três anos, prometendo viver segundo o Evangelho e observar a Regra de São Francisco para os Frades Menores, cumprindo os votos ou conselhos evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade. Três anos após a primeira Profissão (ou mais, segundo os casos), os Frades que tiverem pelo menos 21 anos, fazem essa mesma Profissão religiosa para toda a vida, assumindo a plenitude de direitos e obrigações dentro da Ordem, segundo o Direito e a própria Lei fundamental, ou Constituições (que são uma concretização e actualização do espírito da Regra).
Uns irmãos são clérigos (quer dizer, além de frades são também padres), outros são não clérigos. Mas todos têm os mesmos direitos e obrigações dentro da Ordem e gozam de voz activa e passiva para os mesmos cargos. Antes, os irmãos escolhidos pela Igreja para o Episcopado ficavam juridicamente desvinculados da Ordem; agora, continuam unidos a ela.
A Vice Província de Cabo Verde dos Frades Menores Capuchinhos e as várias Províncias da África Ocidental constituem a Conferência dos Capuchinhos da África Ocidental (Concao). Periodicamente, é convocado o Conselho Plenário da Ordem, estrutura que está para a Ordem como os Sínodos estão para a Igreja. Nele participam Delegados eleitos pelas várias «Conferências» da Ordem e outros nomeados pessoalmente pelo Ministro Geral e seu Conselho.
actualmente, a Vice Província dos Capuchinhos em Cabo Verde conta com os seguintes membros a viverem em Cabo Verde (Brava, Fogo, Santiago, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão), em Portugal e em Itália: 28 freis de profissão perpétua (sendo 22 padres e 5 não padres)  e 12 de profissão simples (sendo 2 estagiários e 10 estudantes de Teologia em Portugal e em Itália). Contamos ainda com 1 noviço, 3 postulantes e 9 aspirantes internos.  

NB: Se és jovem e esta breve leitura despertou em ti o desejo de conhecer melhor os freis capuchinhos então entre em contacto connosco. Estamos em: Santo Antão: 2221295; São Vicente: 2324208; São Nicolau: 2351209 ou 2361143;  Santiago: 2647304; Fogo: 2812587; Brava: 2851344
Bom caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU