quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pegar ou largar!


O abandono das redes, da própria profissão: este é o primeiro abandono que Jesus pediu. Não é, porém um abandono “uma vez para sempre”: é um abandono contínuo que acontece cada dia porque não precisa só abandonar as redes mas também os  carismas e tantas coisas que possam servir-se de impedimento. Daqui nasce a escala das prioridades que se actualiza continuamente mas que em primeiro lugar põe sempre Jesus Cristo. Cada vez mais ouvimos dizer: “quando serei… quando terei...” mas quanto mais estamos empenhados, mais o Senhor nos chama a fazer alguma coisa. Acredito que é o Senhor que nos guia: não dou um pouco de tempo a Deus em base aos meus compromissos, mas arranjo um espaço para dar-Lhe tempo na oração, para estar com ele através da evangelização… o Evangelho é tudo para todos e nós somos chamados ao abandono das redes! Durante o meu dia de trabalho e de estudo encontro sempre tempo para o Senhor porque como cristão não deixo alguma coisa mas encontro uma pessoa. E encontrando Jesus tudo o resto é… resto. No fundo é uma escolha! Jesus chama-me, convida-me a seguí-lo e eu o sigo sem o saber. Jesus pede simplesmente que eu o siga e mais nada. Seguindo-o com todo mim mesmo descubro que pelas coisas que faço com coração em favor dos meus irmãos, mesmo sem receber recompensa, recebo uma grande alegria que dá sentido e qualidade ao meu viver e reforça o amor por Jesus. Fazer esta escolha é difícil: cada dia devo fazer contas com uma sociedade e com os esquemas que ela me impõe ou tenta impor-me; escolher coloca-me contra a parede, pronto para ser julgado, visto como diferente, enquanto quem julga não se dá conta que é ele que não consegue viver livre, mas escravo da matéria que o circunda. Pessoalmente procuro Deus nas pequenas coisas, naquelas que podem fazer-me imensamente feliz… encontro Deus na misericórdia, na fé vivida com simplicidade, no amor, na simplicidade da vida, na descoberta do próximo como irmão, na Igreja… procuro Deus nos sorrisos e nos prantos das pessoas… procuro Deus sobre a Cruz! Porque sobre  a Cruz morreu para a nossa salvação e o papel de quem o consegue ouvir e escutar é o de profetizar. Quem entrar em contacto profundo com a Palavra de Deus… não é nunca o mesmo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU