sábado, 11 de fevereiro de 2012

Se queres, podes!

O profeta Isaías proclamava que o Messias viria para anunciar a boa notícia aos pobres. Jesus comentando este texto na Sinagoga de Nazaré, diz solenemente: “cumpriu-se hoje esta palavra da Escritura” (Lc 4,18-19). Mas Jesus veio para curar as doenças dos pobres, muitas vezes de maneira extraordinária ou prodigiosa? Certo, muitas vezes Jesus dá prova da sua misericórdia diante dos sofrimentos humanos. Mas em todo caso, estes são sinais do poder que o Filho do homem recebeu daquele que o mandou para libertar o homem de uma escravidão ainda mais profunda, de uma lepra ainda mais crónica, para libertar do pecado. Quem pode perdoar os pecados senão Deus? “Ora, para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: levanta-te disse ao paralítico toma o teu leito e vai para a tua casa” (Mt 9,6). O que tem Jesus? O que irradia o mestre para provocar no leproso esta súplica cheia de fé: “Se queres, podes curar-me”? Jesus aproxima-se do leproso: “tocou-lhe”; o leproso manifesta a sua confiança, a sua alegria, o seu testemunho. Não pode ficar calado. E nós? Nós somos a Igrea de Jesus que prolongaa sua presença e a sua obra no mundo. Em todos os sectores onde está em jogo a dor de qualquer homem, onde a sua dignidade de filho de Deus é em perigo, onde existe marginalização, qualquer que seja, lá joga-se a nossa credibilidade enquanto Igreja que leva a salvação de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU