domingo, 18 de dezembro de 2011

Graça e serviço!




Neste quarto domingo do Advento, a Igreja, as comunidades cristãs e cada um dos cristãos em particular, são convidados a reavivar, através do recolhimento, da contemplação e da acção de graças a consciência da “largura e cumprimento, da altura e da profundidade” (Ef 3, 18) do mistério do nascimento do Senhor. Um “mistério” que esteve sempre encoberto em Deus, um projecto que abrigava o seu coração. Ninguém teria podido conhecê-lo nem sequer suspeitar da sua existência, apesar das promessas constantemente repetidas pelos profetas, que mantinham viva nos homens a esperança da salvação.
Recorde-se especialmente o oráculo que o profeta dirigiu a David, e cuja tradição criou uma imagem prestigiosa do messias esperado. Ao rei que, pela sua piedade, queria construir um templo, o Senhor prometeu “uma casa e uma realeza que permanecerão para sempre”. De maneira imediata, tratava-se da certeza de longos anos de prosperidade e de paz para o povo. Contudo, a solenidade do anúncio de uma intervenção pessoal de Deus fazia pressentir uma iniciativa divina de uma ordem totalmente diferente, ou seja, referente à salvação. Mas isso continuaria a ser o “segredo” de Deus. Por fim, revelou-o, quando chegou o tempo e o momento que sabiamente havia prefixado. À luz da vinda do Senhor desvenda-se o sentido e o alcance plenos deste oráculos e de todos os outros. Ao mesmo tempo, estes ajudam a compreender que “a Deus nada é impossível” que a sua graça supera infinitamente todas as nossas esperanças e que a sua omnipotência se manifesta na fidelidade.
Deus não escolhe um rei para realizar o seu maravilhoso desígnio, oculto desde os séculos antigos, mas antes uma jovem humilde, uma virgem da aldeia desconhecida de Nazaré. E envia-lhe, não um profeta, mas seu anjo, para lhe transmitir a mensagem mais extraordinária: “hás de conceber e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á filho do altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai, David.” Ao que Maria responde: “Eis a serva do Senhor.”
O maior dos mistérios realiza-se com a maior simplicidade. “Glória a Deus, o único sábio, por Jesus Cristo e para sempre”

(Missal quotidiano da Paulus)

1 comentário:

  1. Aleluia!
    Que Jesus Menino abençoe nossos lares e aqueça nossos corações com seu divino amor. E que a Sagrada Família seja sempre o grande modelo de família para nossa sociedade.
    Que a família seja dignificada!

    __________________________________________
    Antônio Januário
    Twitter: @januariojc
    Blog: http://www.antoniojanuario.com

    ResponderEliminar

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU