sexta-feira, 18 de março de 2011

Este é o meu filho, escutai-o!



Na Bíblia, a montanha é sempre o lugar da revelação. São os homens como Moisés (Êxodo 19) e Elias (1Reis 19) que Deus encontra. Diz-se também que rosto de Moisés transfigurou-se depois do encontro com Deus: "Moisés desceu do monte Sinai, trazendo na mão as duas tábuas do testemunho. Não sabia, enquanto descia o monte, que a pele do seu rosto resplandecia, depois de ter falado com Deus" (Êxodo 34,29). A magnificência da revelação divina é comunicada também aos que a recebem e se tornam mediadores da Palavra de Deus.
Jesus brilha como o sol aos olhos dos três discípulos: isto o identifica como aquele que é a última revelação de Deus, como aquele que supera todos os seus antecessores. Aliás, o facto de Moisés e Elias aparecerem a falar com ele sublinha isto mesmo.
Moisés e Elias representam a lei e os profetas, isto é a revelação divina que precede Jesus Cristo que é a manifestação suprema de Deus. É isto mesmo que mostra a nuvem luminosa - lugar da presença divina (como em Ex 19) -, de onde uma voz designa Jesus como o servo de Deus (combinação do salmo 2, 7 e de Isaías 42, 1).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU