quarta-feira, 2 de março de 2011

Entre vós não seja assim!

«Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.» (Mc 10,43-45)
Com estas lapidares palavras de Jesus contêm quatro advertências que directamente nos interessam hoje mais do que nunca. A primeira é que servir é uma dimensão da inteira existência humana e não somente um fragmento do nosso tempo e do nosso agir. Isto porque servir toca a pessoa, não simplesmente as suas acções e as suas coisas. Servir é um modo de existir, um estilo que nasce do profundo de si mesmo. É esta profundidade (isto é no próprio modo de pensar mais do que de agir) que nos deve constantemente interrogar, se na verdade se quer aprender a servir. 
A segunda advertência é que o estilo do serviço se opõe nitidamente à lógica do ser servido. As duas lógicas não conseguem estar juntas, e tentar de fazer isto é pura ilusão: uma prevalece sempre sobre a outra. Para o Evangelho se alguém é egoísta, o é sempre e em todos os lugares, na vida privada como na publica.
A terceira é que servir significa em concreto viver sentindo-se responsável dos outros: quando o teu irmão está em dificuldade não podes fazer de conta que não passa nada, aquilo que lhe sucede tem a ver contigo. 
A quarta advertência é, talvez, a mais importante: o verdadeiro serviço não olha somente as necessidades mas acolhe a pessoa. Podemos ser eficientes no que toca as indigências descuidando-se totalmente as pessoas, rostos concretos, não massas anónimas, nem simplesmente problemas por resolver. 
Entre as boas obras que Jesus enumera na grande parábola do juízo (Mt 25), não fala somente de dar pão ao faminto e o vestido àquele que é nu, mas convida também a hospedar o estrangeiro e a visitar os doentes e os prisioneiros. Em suma, servir significa percorrer um pedaço de estrada com o próximo como fez Jesus com a humanidade.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU