segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

João, o percursor!

Uma das figuras de grande importância durante o tempo de Advento, tempo de espera e de esperança, é sem dúvida João Baptista, o mensageiro, o percursor, aquele que deve preparar a via ao Senhor. João é sem dúvida um homem de grande estatura espiritual. Um homem que nasce entre milagres e morre por causa de um estúpido jogo de um velho rei e de uma rapariga bela e perversa. 
João Baptista não é, porém, uma figura autónoma mas é uma figura que está em relação total com Cristo. Na Bíblia não existem, em geral, figuras autónomas. Não existem figuras cujo significado seja independente de Cristo. Esta regra geral que vale por todas as figuras da Bíblia, vale, de maneira particular, para João Baptista: ele veio somente para reflectir a luz que é Cristo.
Na sua posição totalmente dependente, verdadeiro homem e pecador, vindo somente para servir, ele é ao mesmo tempo a recapitulação de tudo aquilo que aconteceu como promessa de Deus antes dele no Antigo Testamento e o compêndio de tudo aquilo que depois dele acontecerá nas figuras dos apóstolos e dos evangelistas. João é ao mesmo tempo profeta e apóstolo e, é exactamente como profeta e apostolo que está em relação a Jesus Cristo.     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU