sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bom Natal!



Eis-nos com a graça de Deus a celebrar na fé e na alegria mais um Natal do Senhor. Chegámos aqui depois de quase um mês de preparação em que a Palavra de Deus nos instruía para que esta não fosse um simples Natal de consumo e de imagens mas fosse um verdadeiro encontro e conformação com aquele que se dignou assumir a nossa condição humana.
Vivemos num tempo e numa sociedade frenética, escrava da imagem e do consumo. Nos telejornais não se fala outra coisa senão das ultimas correrias para o ultimo shoping antes da vigília para que à hora certa debaixo da arvore todos possam encontrar a confecção justa. Também nós cristãos, vivendo neste tempo, consciente ou inconscientemente caímos nesta rotina que empobrece a extraodinaridade do mistério do Natal. Chegámos ao Natal cansados, ou, para usar um termo moderno, stressado.
Este Natal consumista e moralizada (é Natal temos que ser melhores, temos que fazer algum bem) aumenta ainda mais as injustiças que já laceram o nosso mundo e obscura a verdadeira solidariedade que devia ser uma característica nossa durante todo o ano.
Com o Natal começa para a humanidade um aventura de luz e de alegria, como sugere o capítulo 9 de Isaías. Deus se une à história do homem, ou melhor, à carne do homem. Na carne Deus encontra a sua “tenda de encontro” com o homem. A história, o tempo, o espaço, as coisas, o homem adquirem finalmente um sentido porque neles se insere a Palavra, o projecto eterno de Deus. A pessoa de Jesus é uma grande mensagem de Deus à humanidade, uma mensagem que dá sentido e substância ao nosso existir. O espaço, o tempo, as coisas e o homem adquirem sentido e são decisivamente orientados aos “novos céus e à nova terra”.
Queria augurar de coração a todos os que acompanharam-me durante este ano aqui no http://poco-da-palavra.blogspot.com um sereno e santo Natal do Senhor. Obrigado a todos. Paz e bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU