sábado, 27 de novembro de 2010

Tempo de espera!

Começou o Tempo do Advento que nos ajudará a preparar e a viver melhor o grande evento da Encarnação de Jesus. Não há Natal sem Advento.
 O tempo de Advento,é um tempo de espera. Vivemos, numa sociedade em que se pode ter tudo e tudo imediatamente e de consequência não temos, ou melhor, não somos educados à paciência para esperar. O advento porém é o Tempo de expectativa 
e de abertura ao novo, com o olhar clarividente dos profetas.(«Converter as espadas em relhas de arado e as lanças em foices»  como diz Isaias 2 - Primeira leitura).
Tempo de esperança e de compromisso para um Mundo melhor, numa vida mais simples, mais frugal e mais solidária.
Tempo de alegria e de certeza, a certeza que nos vem da Verdade:
Porque Ele está connosco!  Ele é o Deus-connosco!
Com o Advento começa também o novo ano liturgico (ano A) e o Evangelista que nos acompanhará será Mateus. O seu Evangelho é essencialmente catequetico e ecclesial. O tema de fondo é o “Reino dos céus”. Mateus procura com o seu Evangelho procura introduzir-nos neste Reino através de um caminho sempre crescente. O Reino que é anunciado e se faz próximo deve ser reconhecido e acolhido através uma nova ordem de vida e de escolhas. Os que acolhem este Reino constituem uma nova comunidade de vida e de amor. Uma comunidade que tem Jesus Cristo no centro das suas inspirações. Jesus, que no Evangelho de Mateus é chamado de: Mestre, Nazareno, Senhor, Filho do homem mas sobretudo de Filho de Deus vivente.
Para Mateus existe uma Igreja que confessa que Jesus é o Filho de Deus (Mt 16,18). Uma Igreja que se renova na fonte do Baptismo (Mt 28,20) acolhe a Palavra de Jesus testimonhando-a com comportamentos que o próprio Jesus viveu e comandou (Mt 5-7; 10;18)
Nós fazemos parte desta Igreja. Bom caminho e bom Natal!  

ENCONTRA TEMPO
para ti, 
para os outros, 
para o Senhor-que-vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU