terça-feira, 16 de novembro de 2010

Não temas!

Na lista dos personagens que Lucas apresenta no seu Evangelho, Zaqueu é a figura do pecador convertido, cuja conversão testemunha que “aquilo que é impossivel aos homens, é possível a Deus”. Até o rico pode tornar-se uma testemunha do Reino. 
Além da figura do perdão de Deus, Zaqueu é também figura do poder de Deus que transforma um homem invertendo a direção da sua vida: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje devo ficar em tua casa”. Notemos a delicadeza das palavras de Jesus que não diz: desce depressa porque quero converter-te. Mas: quero ser o teu hóspede. Parece que Jesus se faz necessitado para poder, depois ter a possibilidade de perdoar e de doar-se. Jesus acolhe Zaqueu antes da conversão. Não é a sua conversão a suscitar a simpatia de Jesus a seu respeito, mas é a prévia simpatia de Jesus que provoca a conversão. A iniciativa é de Jesus e é gratuita que, porém vai ao encontro da disponibilidade do homem. O encontro com Deus é sempre ao mesmo tempo dom e cumprimento de uma busca. 
Não tenhas medo, oh homem, da tua fragilidade! Deus a assumiu 
Não tenhas medo do vazio que reconheces ter dentro e que as coisas não conseguem colmar: é caro a Deus, que se alegra em colmar com compaixão as nossas feridas, de futuro os nossos medos.
Não tenhas medo, oh homem, dos teus falhanços e de tudo aquilo que te faz pobre daquela humana estima que se nos apresenta cada vez mais importante para dizer-mos a nós mesmos a aos outros que temos valor: não foi um sucesso a vida do teu Senhor, que sempre escolheu a fraqueza e a impotencia para convencer o mundo a mania de conseguir todas as coisas é um triste véu de uma desesperada necessidade de aparecer importante. 
Não tenhas medo, vive segundo a verdade que tens no coração e “serás forte para sempre”.

(Clica aqui para ver o video sobre Zaqueu)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU