domingo, 10 de outubro de 2010

A força da Palavra!





Todas as semanas quando chega quinta feira, deixo tudo o que estou a fazer para fazer upload dos meus vídeos de partilha da Palavra de Deus. Carrego-os no YouTube, no Sapo.cv, no Videolog, no Vimeo e às vezes também no Yahoo vídeos depois com o código de incorporação do YouTube carrego-o no meu perfil de hi5, de Facebook, de Windows live, de Orkut e depois ainda mando-o pessoalmente a uma meia dúzia de pessoas que mo pediram. Sempre, depois de carregar os meus vídeos vejo ao lado os vídeos relacionados e ouço sempre com muita atenção aquilo que dizem os outros sobre o mesmo tema. Aprendo sempre muita coisa e constato que este ou aquele sublinhou um aspecto do Evangelho que eu transcurei ou que aquilo que disse está muito próximo do meu discurso. 

Uma média de 300 pessoas seguem semanalmente os meus vídeos e recebo todas as semanas muitos comentários com sugestões, com criticas, perguntas e elogios. A todos procuro responder imediatamente agradecendo o interesse e as palavras de incentivo. Sem fazer caso, vejo-me dentro uma teia de relações humanas e cristãs. Pessoas do outro lado do mundo entram na minha vida e partilha comigo um pouco de caminho e da fé…
Penso que tudo isto é resultado da força da Palavra que, apesar da miséria do semeador, vai encontrando terreno bom onde crescer e produzir. No Sínodo sobre a Palavra de Deus que se realizou em Roma no ano passado, cuja exortação pós- sinodal estamos ainda à espera, os padres sinodais descreviam com uma sugestiva imagem o percurso da Palavra de Deus: “da voz ao rosto, na casa e pelas estradas”.  A “Voz de Deus” atestada na Sagrada Escritura, assume um “Rosto” e uma identidade humana em Jesus de Nazaré. Edifica uma “Casa”, a Igreja, que é convocada e reunida pela Palavra, para depois lançar-se longo as “estradas” do mundo num incessante dinamismo missionário. 
Cada vez que um crente aproxima-se com fé à Palavra é chamado a lançar-se na mesma viagem: ele escuta a Palavra vivente de Deus, que “precede e excede” a Bíblia, permitindo-lhe um encontro pessoal com o Verbo feito carne, Jesus Cristo, que continua a abrir, como aos dois peregrinos de Emaús, o coração do homem para compreender o sentido dos livros de Moisés, dos Salmos e dos Profetas. Este encontro pessoal não é, todavia, solitário: é possível somente na comunidade e cria comunidade dando-a um novo brio no anuncio missionário. 
Eis porque a Palavra de Deus não está encadeada! Ela provoca movimento, cria relações, abre rotas novas, espalanca horizontes, liberta e recria. A palavra de Deus é vida e “ai de mim se não a proclamar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU