Lucas e o seu Evangelho!

Hoje, 18 de Outubro, se celebra a festa de São Lucas Evangelista que nos acompanhou com o seu Evangelho durante este ano litúrgico que agora se encaminha para o fim. 

Ele é o autor do terceiro Evangelho e dos Actos dos Apóstolos e, segundo a tradição era um médico di Antioquia de Síria. Dos evangelista é o único que não conheceu pessoalmente o Senhor. Era um pagão e foi convertido por São Paulo, do qual se torna companheiro nas viagens de evangelização. Permaneceu com Paulo durante a sua prisão (2Tim 4, 11). 
O seu Evangelho se abre com um prólogo no qual manifesta as caracteristicas e a finalidade do seu trabalho. Escreve o seu Evangelho num tempo em que era já claro que a vinda do Senhor não era eminente. Esta convicção sugere uma maior reflexão sobre a história que continua e concentra a atenção no presente. 
Lucas, sem esquecer a esperança na vinda do Senhor, recorda que o futuro não anula a importância do presente mas a reforça. O Reino se decide e se constroe no hoje. O tempo presente é tempo decisivo, não porque é breve, mas porque é rico de possibilidades de salvação e de testemunho. Apresenta-nos portanto um Evangelho “histórico”: toma em consideração a história do homem concreto e a abre à salvação, antes promessa e ora realizada em Jesus. Ele é o centro do tempo, o hoje eterno de Deus para o mundo. No prólogo do seu Evangelho Lucas apresenta as credenciais de histórico da salvação: fala dos “factos que entre que se consumaram” transmitidos pelas “testemunhas oculares” que se tornaram “servidores da Palavra”.
Através de Maria de Nazaré, o Filho que pertence à mesma realidade de Deus entra no mundo como protagonista de uma autêntica experiência humana. Com Jesus a manifestação de Deus se realiza plenamente como história, para estar debaixo dos olhos de todos os que estão dispostos a acolher os sinais da salvação que se faz presente no meio de nós.
A figura de Jesus que Lucas nos oferece é rica e articulada e apresenta aspectos particulares, como por exemplo a universalidade da mensagem cristã, a predilecção pelos pobres, a misericórdia e o perdão. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM