A Cruz é vida!



Hoje, 14 de Setembro, os cristãos de todo mundo celebram a Exaltação da Santa Cruz. Uma festa que remonta aos longínquos anos 335 quando foi celebrado pela primeira vez. É uma festa celebrada quase por toda a cristandade sendo, porém, muito mais solene nas Igrejas Ortodoxas.  

Parece, todavia, estranho comemorar a exaltação de um instrumento de dura tortura como a cruz. Sabemos que ela constituiu um aspecto escandaloso na vida de Jesus.
Os doze provavelmente esperavam alguma coisa de Jesus, mas não este fim assim trágico. Tinham deixado tudo por causa dele, fascinados pelas suas palavras, pelos seus milagres, a sua intimidade com Deus e… de repente, acaba pendurado na cruz como um malfeitor. Irreconhecível. Impotente. Tento imaginar seus pensamentos e as suas perguntas... Onde foi aquele mestre poderoso que liberta dos demónios e das doenças? 
Onde se escondeu o profeta que encanta multidões com suas palavras cheias de novidade e beleza? Onde está o homem maravilhoso  que soube penetrar os nossos corações e nos fez sentir-se amados e aceites como nunca ninguém tinha sido capaz de fazer? Onde estás Mestre? Onde está tudo o que prometeste? 
A festa que celebramos hoje, liberta-nos da tentação de construirmos um Deus à nossa imagem e semelhança, um Deus que responde às nossas necessidades e às nossas expectativas. 
O Crucificado primeiro salva-nos de uma falsa imagem de Deus. Não um Deus que quer ser servido e reverenciado, mas um Deus que serve e dá vida. Não um Deus que domina, mas o Deus que ama sem medida. Não é um Deus omnipotente na punição, mas um Deus omnipotente no amor, misericórdia e perdão. 
Exaltar a Cruz, portanto significa exaltar um rosto novo e inédito de um Deus que Cristo nos revela, ele que se apresenta como a transcrição histórica  da sua beleza e do seu amor. A cruz é o milagre definitivo de Cristo, é a eterna abertura do coração de Deus, a verdade de um dom de amor sem medida, sem peso, que não espera de ser devolvido. A cruz é vida!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zacarias, o mudo que fala de Deus!

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

FRUTOS DA TERRA E DO TRABALHO DO HOMEM