quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Irmãos felizes!

O primeiro livro que os Capuchinhos da minha Paróquia ofereceram-me quando manifestei o desejo de fazer-me frade como eles tinha este belíssimo título: "Irmãos felizes." O livro narrava muito simpaticamente a vida de todos os santos e beatos capuchinhos. O frei que ofereceu-me o livro simplesmente disse-me: "assim começas a conhecer a nossa vida." Li aquele livro num instante e gostei imensamente. Depois de iniciar o caminho formativo entre os irmãos capuchinhos tive ocasião di reler aquele livro e ainda o tenho conservado comigo. Depois de já professo entendi a ousadia dos frades da minha Paróquia que na altura acolheram-me. Eles apresentaram-me como projecto de vida a santidade. Ser capuchinho é entrar no dinamismo da santidade, é ser um irmão feliz! 
já manifestei várias vezes a minha gratidão pelos irmãos capuchinhos de Cabo Verde e pelos nossos missionários, que encarnados na nossa sociedade e na nossa Igreja souberam testemunhar a beleza de um carisma que tem a Cruz no centro da sua espiritualidade. 
Anos atrás, depois da canonização de um frade capuchinho, no momento da audiência dos frades com o Santo Padre João Paulo II, este entrou na sala da audiência com o indicador apontado para o nosso ministro geral em tom de acusação dizendo:  "Dizem que vós, os capuchinhos, sois pobres. Não é verdade." Fez uma pausa e na sala criou-se um certo embaraço quando o Papa acrescentou: "sois riquíssimos: vós tendes santos."
É verdade, a nossa riqueza são os "irmãos felizes" que com as suas vidas na simplicidade, na alegria, na paz e no bem iluminam o nosso caminho fraterno e nos ajudam a enfrentar os novos desafios com determinação e alegria e a sermos também nós "irmãos felizes."
Hoje celebramos São Pio de Pietrelcina (1887-1968). Homem das bem-aventuranças evangélicas, apóstolo do confessionário e da misericordia de Deus. Frei Pio faz parte desta longa lista de "irmãos felizes" a que todos somos chamados a fazer parte. 


Para conhecer os santos e beatos capuchinhos clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU