quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mulher porque choras?

As perguntas de Deus nunca são por acaso. São perguntas que tocam a profundidade do homem dando novo vigor á sua vida. Já desde o início o criador é em busca da sua criatura: “Adão, onde estás?” Não se trata de perguntas apenas para colocar o homem contra a parede, mas para dar início a uma aventura de amor que atravessa todas as páginas da Escritura. Deus é desde sempre em busca do homem como o pastor que deixa as noventa e nove ovelhas para procurar uma. Aquela perdida, aquela com maiores dificuldades e menos fortuna. Nenhum juízo ou reprovação, mas infinito cuidado e uma paciência incrível, que é pois a paciência de quem ama.



No capitulo 20 do Evangelho de João é central a busca do ressuscitado da parte de Maria Magdala. Na manhã de Páscoa a coragiosa e leal seguidora do Pregador de Nazaré vai ao sepulcro: deseja ver, tocar, tomar conta da situação…. O amor não se resigna diante da morte mas segue os últimos traços de uma vida despedaçada e destruída mas que dentro faz ainda palpitar o coração.
Maria é a primeira a ir ao Sepulcro e a constatar que a pedra foi removida enquanto o corpo do Senhor desapareceu. Maria vive um profundo sentimento de tristeza! É partindo do sentimento do seu coração que esta discípula poderá viver um encontro inesperado com o Senhor.


Mulher porque choras? Perguntam os anjos junto ao Sepulcro, e um misterioso jardineiro lhe repete a mesma pergunta acrescentado: quem procuras? Demasiado tomada da sua dor, Maria dá uma resposta que é uma humaníssima pergunta de ajuda para poder ao menos encontrar o cadáver do amigo. Somente quando Jesus pronuncia o seu nome acontece o reconhecimento, se placa a tensão das buscas e se acende o movimento da missão: “Maria foi e anunciou aos discípulos”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualidade

O carinho do Papa Francisco que irrita muitos padres

É uma coisa maravilhosa mas, por exemplo, também João Paulo II foi à cadeia encontrar o seu assassino Ali Agca. Mas desta vez, aposto, ...

Aqui escreves TU